X
O que você está procurando?

1 Franquia reduz o preço do seguro?

Sim. Quanto maior a franquia, menor o custo do seguro. Assim, você escolhe a combinação mais adequada às suas necessidades e ao seu orçamento.

2 O que define o valor do prêmio?

O valor do prêmio varia de acordo com o tamanho do risco e o número de coberturas. Quanto maior o risco, maior o prêmio. O seguro de uma casa numa região com grande número de roubos custa mais do que o de outra numa região mais segura. Se o seguro cobre vários riscos – como incêndio, roubo, danos a terceiros, responsabilidade civil – vai custar mais caro do que um seguro simples.

3 Qual a política de descontos das seguradoras?

As seguradoras têm tabelas de descontos no valor dos prêmios para os segurados que não registram sinistros. No caso de seguro de automóvel, este desconto é chamado bônus. Não existe uma regra padrão para estes descontos. Cada seguradora segue um padrão. Na média de mercado, o bônus para ausência de sinistro vai de 5% a 35%, podendo chegar a 50% em algumas seguradoras. Para seguro residencial, são concedidos descontos que variam entre 10% e 30%. Por isso, antes de executar o seguro para cobrir uma garantia, é preciso fazer uma avaliação para saber se há ou não vantagem econômica. Considerando a franquia, quando há, e o bônus, pode ser mais vantajoso não acionar o seguro, arcando sozinho com prejuízos menores.

4 O que o seguro não cobre?

Os contratos e apólices de seguros costumam trazer também lista de exclusões de riscos que não são cobertos. Compare a lista das coberturas com a lista das exclusões, para ver se o produto realmente atende suas necessidades. As seguradoras procuram colocar fora do alcance da apólice qualquer evento que não possa ser medido pelas tábuas estatísticas, ou eventos improváveis ou de efeitos não avaliáveis, como casos de guerra, tumultos, revolução, vandalismo e perturbação da ordem pública. Um seguro de automóveis, por exemplo, não cobre danos causados em tumultos.

5 Todo ano posso ter descontos ao renovar meu seguro?

Os descontos são uma espécie de incentivo ao segurado que toma medidas para evitar utilizar o seguro desnecessariamente. O exemplo mais comum é a concessão de bônus, um tipo de desconto progressivo a cada renovação sem sinistro. Atualmente, também os seguros residenciais, empresariais e de condomínios oferecem descontos na renovação, ou mesmo descontos na contratação de outras modalidades.

6 Posso ter preços diferentes dependendo da seguradora?

Há muito tempo, seguro era tudo a mesma coisa. Nos últimos anos, porém, o mercado segurador tem se mostrado um dos mais competitivos do mundo. Isso leva à criação e lançamento de produtos e serviços cada vez mais diversificados, específicos e dirigidos. Por isso, um seguro nunca é igual ao outro. Assim, na hora de contratar um seguro, conte com a experiência de seu Corretor para descobrir qual produto e quais opcionais são mais adequados às suas necessidades. Só então compare os preços: um seguro aparentemente barato pode oferecer cobertura insuficiente ou mesmo sair muito mais caro com as coberturas adequadas.

7 Como é calculado o seguro?

O princípio do mutualismo é a essência do seguro. Através da contribuição de uma grande massa (quantidade de pessoas ou empresas da mesma característica) que efetua o pagamento de seguro, a seguradora aplica estes recursos e pode indenizar os prejuízos causados por danos contra os bens segurados. O cálculo do seguro é sempre conseqüência do valor dos sinistros pagos pela seguradora, que analisa os prejuízos, freqüência de sinistros e tendências de comportamento do mercado. O contrato de seguro deve sempre ser formalizado através de uma apólice na qual estão descritas todas as características que serviram de base para os cálculos: a descrição dos bens segurados, seus valores e custo do seguro, coberturas contratadas, dados da seguradora, etc.

8 O que tenho que fazer para renovar meu seguro?

Também na renovação é fundamental que você tenha o assessoramento do seu Corretor de Seguros, pois ele acompanhou durante todo o ano seu seguro, a v alorização dos seus bens, as alterações, endossos, sinistros, etc. Portanto, o Corretor de Seguros é a pessoa que conhece as melhores condições de renovação. Assim, ele tem condições de rever com você as alterações do mercado, lançamento de novos produtos, preços, enfim, tudo que possa propiciar para você a continuidade do seu seguro garantindo seu patrimônio com tranqüilidade e segurança.

9 Eu posso transferir o bônus de uma seguradora para outra?

Sim. A maioria das seguradoras aceitam bônus de outras congêneres.

10 Para quem eu pago a franquia?

A franquia deve ser paga diretamente ao prestador de serviço que reparou o bem sinistrado (ex.: no caso de seguro de automóvel, a franquia deverá ser paga na oficina responsável pela reparação do veículo).

11 Bati meu automóvel. Como devo proceder?

Quando não há vítimas, os órgãos de controle de trânsito não vão ao local. Por isso é preciso ir até um batalhão de trânsito ou delegacia mais próxima fazer o B.O. (Boletim de Ocorrência), que é necessário, mas não obrigatório em acidentes de colisão envolvendo terceiros.

12 Em caso de acidente, por que devo registrar boletim de ocorrência?

Porque a Seguradora certamente adotará alguns procedimentos para apurar a veracidade da colisão, como vistoria de constatação de danos nos dois veículos, por exemplo: O segurado pode ser obrigado a levar o veículo num posto para essa vistoria ou receber a visita do vistoriador. Esse resultado será objeto de negociação entre o corretor e a seguradora, com decisão exclusiva da seguradora. O procedimento de B.O. facilita os trâmites dessa negociação, pois conta com a interferência de um órgão legal documentado a averiguação do acidente.

13 O que fazer se houver vítimas num acidente de trânsito?

Chame imediatamente o resgate ligando para 193 para socorro das vítimas antes de qualquer outro procedimentos.

14 Bati meu carro. tenho direito a guincho?

Sim. O seguro de automóvel sempre possibilita o uso do guincho por meio da cláusula de assistência 24 horas, que além do guincho contempla outros serviços. Mas é preciso conhecer bem o tipo de contratação, porque cada uma delas oferece serviços diferenciados.

15 Ao bater o carro, posso levá-lo em qualquer oficina?

O segurado tem livre escolha de oficinas, mas as seguradoras têm oficinas credenciadas que oferecem descontos e outros serviços aos seus clientes. Algumas dão um prazo para a utilização de carro reserva, outras dão descontos na franquia ou parcelam a franquia. Sempre vai haver um benefício ao segurado.

16 Qual o prazo para recebimento da indenização?

O pagamento da indenização será efetuado no prazo mínimo de cinco dias úteis e no máximo de trinta dias corridos da apresentação dos documentos necessários que comprovem seus direitos de propriedade sobre o veículo, livre e desembaraçado de qualquer ônus.

17 Quais as coberturas que tenho direito em minha assistência 24 horas?

Depende de cada seguradora, pois os serviços prestados são variáveis de acordo com as coberturas contratadas.

18 O que é tabela de referência - FIPE?

Conforme circular 145 da SUSEP, fica determinado que a partir de 7 de fevereiro de 2001 as Seguradoras devem oferecer a opção para contratar cobertura do auto com Valor Determinado ou Valor Referenciado para cálculo de prêmio de seguro e indenização por Perda Total. Essa Tabela de Referência deve contemplar os valores dos automóveis com até 15 anos de fabricação e ser de ampla divulgação no mercado através da mídia. Em sua apólice de automóvel você encontrará uma percentagem do valor de referência e a tabela escolhida.

19 O que é perfil?

É um Questionário de Avaliação, através do qual a Seguradora fará a taxação do risco. Caso o segurado não fizer declarações verdadeiras ou omitir circunstâncias que possam influenciar na aceitação ou cálculo do prêmio, PERDERÁ o direito à indenização.

20 O que é franquia? quando e para quem devo pagar?

Franquia é a parte que o segurado paga, em caso de acidente. Ela só é cobrada quando do conserto do automóvel segurado. Se você bate em outro veículo e não acontece nada no seu carro, no conserto deste terceiro não se aplica a franquia. Em caso de perda total do veículo segurado, também não se aplica a franquia. Dica: Quanto maior a franquia, menor o custo do seguro e vice-versa. Portanto, para ajudar a escolher qual a melhor franquia, pense na quilometragem que você roda e as vias que costuma freqüentar. A franquia deverá ser paga exclusiva e diretamente ao Prestador de Serviço (Oficina/Funilaria).